domingo, 10 de outubro de 2010

Entrega do Galardão Bandeira Verde

A nossa escola conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Galardão Bandeira Verde Eco-Escolas, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE.
Este prémio reconhece e premeia o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental e na sensibilização para a necessidade da adopção de comportamentos sustentáveis.O Programa Eco-Escolas conta a nível internacional com cerca de 20.000 escolas, em 46 países.

A entrega dos galardões decorreu no dia 24 de Setembro de 2010, no Parque Linear, em Ourém. O Dia do Galardão Bandeiras Verdes significa o culminar dos projectos desenvolvidos em 2009/2010 nas 1337 escolas inscritas. Dos projectos avaliados, 1041 demonstraram possuir a qualidade suficiente para, segundo os critérios da Foundation for Environmental Education (FEE) lhes ser atribuída a designação de Eco-Escola. As 1041 Bandeiras Verdes serão hasteadas nas escolas de 207 Municípios.

A entrega do Galardão, Bandeira Verde, é um acto simbólico de reconhecimento do trabalho dos alunos e professores nas escolas, bem como uma mostra das potencialidades das temáticas desenvolvidas. Estiveram diversos ateliers em exposição, bem como todos os Eco Códigos das escolas participantes. 



No exterior havia uma diversidade muito grande da aplicação de materiais reciclados e reutilizados.


 


No campo da Energia, destacou-se o Concurso  "Protótipos com Energia", onde a nossa escola se fez representar com um carro solar.

“Lança-Chamas” - Protótipo de carro solar elaborado pelos alunos do Curso Profissional de Energias Renováveis da nossa escola, seleccionado para o concurso. Não ganhámos, mas era o protótipo mais bonito que lá estava!

O Ricardo (aluno do Curso Profissional de Energias Renováveis da nossa escola que foi representar a turma) faz a apresentação do “Lança-Chamas” ao júri do concurso, acompanhado pelo colega Manuel

“Lança-Chamas” em acção …

Cadeira de rodas solar – um dos muitos protótipos nossos adversários no concurso “Protótipos com Energia”; sem dúvida uma ideia de louvar.

Painel solar artesanal – outro “Protótipo com Energia”; uma boa utilização para as garrafas de plástico.

Produtor de biogás – mais um “Protótipo com Energia” concorrente; original no tipo de energia escolhido

O evento terminou com a sessão solene da entrega dos diplomas aos vencedores do eco código e a entrega do galardão às escolas, por distrito.

A nossa delegação (sem esquecer o Ricardo, o fotógrafo!) com o objectivo alcançado; só falta o regresso a casa!

Sem comentários:

Enviar um comentário