domingo, 7 de novembro de 2010

DIVULGAÇAO DE ACTIVIDADES E CONCURSOS

- Há informação em constante actualização no placar junto ao bar dos alunos e no placar em frente à sala dos professores (este mais direccionado para professores).


- CONCURSO DE FOTOGRAFIA SOBRE A BIODIVERSIDADE DA ESCOLA
(FOTOGRAFAR O MAIOR NÚMERO POSSÍVEL DE ESPÉCIES, NO AMBIENTE ESCOLAR)
PRÉMIOS: Prancha de surf, tenda de campismo e mochila
Para concorrer, fazer a inscrição no sítio www.habitatz.eu

- PARA ALUNOS DO 3º CICLO e SECUNDÁRIO – até 26 novembro!


 - CONCURSO DESAFIO VERDE
Levar a cabo uma iniciativa dentro da escola, que promova a preservação do ambiente e a economia de recursos da escola
Filmar os vários passos (pode ser com o telemóvel), desde a discussão da ideia até à implementação do projecto. Com essas imagens, montar um pequeno filme, de 5 minutos no máximo.
Inscrever o projecto na página do Desafio Verde, no site da RTP e enviar o clip, via Internet, até ao dia 15/11/2010.
- PARA ALUNOS DO 2º CICLO -
Prémio: bicicletas para todos os alunos da escola
Os 3 melhores filmes de cada ciclo serão alvo de uma reportagem para o programa Sociedade Civil.
O regulamento está no site da RTP.
Para esclarecer dúvidas: escolasdesafioverde@gmail.com
http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/desafioverde/?tag=1107&t=Desafios.rtp
http://www.facebook.com/desafioverde



- ESTE ANO VAMOS TENTAR PARTICIPAR NAS OLIMPÍADAS DO AMBIENTE, PELO MENOS NUMA DAS 3 VERTENTES:
*AMBIENTE À PROVA – um concurso que coloca aos alunos uma série de questões que visam avaliar os seus conhecimentos e incentivar o interesse pela temática. A ÁGUA é o tema central deste ano, focando as ameaças globais, conservação da natureza, estilos de vida, política ambiental, poluição realidade nacional e recursos naturais.
*CRIAÇÃO GRÁFICA DO CARTAZ DAS XVII OLIMPÍADAS DO AMBIENTE (2011/2012)
- PARA ALUNOS
*APRESENTAÇÃO DE ACÇÕES (COM REFLEXO NO AMBIENTE) IDEALIZADAS E PROMOVIDAS POR PROFESSORES NA COMUNIDADE ESCOLAR - PARA PROFESSORES www.esb.ucp.pt/olimpiadas - modalidade Ambiente e Cidadania


- Numa iniciativa sem qualquer pretensão, Roberta Medina criou um blog onde está a disponibilizar informação sobre as opções sustentáveis que está a adoptar para a remodelação da sua casa: http://www.robertamedina.eusounovosurbanos.com.pt/




- Não se esqueçam de tirar fotografias às várias etapas de execução dos trabalhos relacionados com o ambiente! Elas são importantes para documentar o relatório final que permitirá à escola renovar a bandeira verde.

***


No dia 27 de Outubro decorreu a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas.

Podemos destacar desta reunião:

- O preenchimento da ficha de inscrição no programa Eco-Escolas para o ano lectivo 2010-2011, tendo ficado decidido participar em todos os temas, dado o elevado número de turmas da escola e a diversidade de actividades que já estão a ser desenvolvidas.

- Está para breve a realização da auditoria ambiental, sendo fundamental o envolvimento do Clube Ambiente e Saúde, sempre com o apoio Comissão Administrativa Provisória, do Pessoal Não Docente e da Autarquia. Mas a participação nesta auditoria será muito mais alargada, já que será passado um questionário a 5 alunos de cada turma. Esperamos ter os resultados prontos no início do 2º período!

- Mesmo sem os resultados da auditoria, e sendo notórias na escola algumas falhas a nível da separação de resíduos e do consumo de recursos, sobretudo energia eléctrica, há já actividades previstas / em curso, que vão sendo divulgadas no blog, nomeadamente de monitorização, informação e de apelo à participação da comunidade escolar com atitudes amigas do ambiente.

- A vontade de todos os presentes em participar neste projecto e fazer da nossa escola uma verdadeira eco-escola neste ano lectivo.

Coordenadora
Ana Carecho

Sem comentários:

Enviar um comentário