sábado, 30 de junho de 2012

DIA ECO-ESCOLAS - 8 de Junho

No dia 8 de Junho de 2012 decorreu o dia Eco-Escolas. Neste dia pretendeu-se divulgar algum do trabalho desenvolvido ao longo do ano relacionado com as temáticas do ambiente, divulgar o projeto Eco-Escolas e dinamizar algumas atividades relacionadas com o ambiente. 

Logo ao início da manhã, com a preciosa ajuda dos alunos do 9ºA, foram afixados em vários locais da escola alguns cartazes identificativos deste dia e na biblioteca escolar afixaram-se os “Desafios Ambientais” - algumas cartolinas com passatempos relacionados com o tema da Energia, numa alusão a “2012 Ano Internacional para a Energia Sustentável”

Para comemorar o Ano do Morcego, foi instalada uma “colónia” de morcegos no telheiro, elaborados a partir de garrafas de plástico e de guarda-chuvas velhos pelas turmas A, B e C do 5º ano nas aulas de Educação Visual e Tecnológica. 

Pelas 9.30h chegaram os meninos do Jardim de Infância de Lamas que jogaram o “Jogo da Terra” e assistiram a uma demonstração de carrinhos solares, tendo tido também a oportunidade de ver em ação o nosso forno solar. Quem faltou foi … o Sol, pelo que ao fim do dia, em vez de maçãs assadas, havia maçãs quentinhas! 

Às 10.30h começou o pedipaper ecológico, este ano destinado às turmas do 6º ano que responderam em peso, com 19 equipas e 52 alunos no total! Desta vez, a conceção da prova esteve a cargo de um grupo de alunas do 10ºB, orientadas pela professora de Formação Cívica. Agradecemos desde já, também, a colaboração dos alunos do 11ºD que secretariaram esta prova. 

Entre as 12.00h e as 13.30h decorreu a Feira de objetos em 2ª mão “Usado não é Velho”, onde os alunos puderam trocar e/ou vender a preço simbólico objetos usados numa perspetiva de reduzir e reutilizar. E prova de que usado não é velho foi a felicidade dos alunos do Jardim de Infância de Lamas com o “tesouro” que os alunos mais velhos lhes ofereceram, num bonito gesto de partilha ... TAZOS

Simultaneamente, o Clube Ambiente e Saúde empreendeu a campanha “Diga sim à sopa”, dando oportunidade a todos os elementos da comunidade escolar de conhecer os atributos de um produto saudável e ecológico, divulgando a ideia “verde” de preferir produtos agrícolas da época e da região. Nesta campanha procedeu-se à venda de saquinhos contendo todos os ingredientes nas quantidades necessárias para fazer uma determinada sopa, acompanhados da respetiva receita, claro! 

Ao longo de todo o dia estiveram expostos vários trabalhos desenvolvidos durante o ano relacionados com o ambiente, destacando-se os postais elaborados pelos alunos do 2ºciclo no âmbito da disciplina de Ciências da Natureza, subordinados ao tema da Energia e o conjunto de posters intitulados “50 coisas simples (?) que você pode fazer pela Terra … e por si”, elaborados pelos alunos das turmas A e B do 10º ano, sob orientação da professora de Biologia e Geologia. 

Obrigado a todos quantos colaboraram para o decorrer deste eco-dia! 


Sem comentários:

Enviar um comentário