quinta-feira, 23 de junho de 2016

POSTER ECO-CÓDIGO

No âmbito do Programa Eco-Escolas, os alunos da EB de Miranda do Corvo participaram no Concurso Poster Eco-Código 2016 promovido pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa).

O Eco-Código da EB de Miranda do Corvo constitui o código de conduta da escola e aborda os temas-base (água, resíduos e energia) e os temas do ano (alimentação saudável e sustentável, agricultura biológica, mar e mobilidade sustentável).

O Poster Eco-Código surgiu do debate de ideias, em todas as turmas, e do diálogo com os alunos sobre as diversas atividades propostas e desenvolvidas no Programa Eco-Escolas ao longo do ano letivo e sobre os requisitos a que o poster deve obedecer.

O Poster Eco-Código teve a colaboração de todos os alunos da escola. Deste modo, cada turma trabalhou um dos temas e daí surgiram muitos desenhos alusivos ao mesmo. A partir daí foi selecionada, pelos alunos, a ilustração que melhor representava o tema tratado e foram criadas dez frases poéticas capazes de “identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente da escola, em casa e na sua região”. O trabalho selecionado por cada turma compõe o Poster Eco-Código promovendo atitudes de respeito pelo Ambiente.

O Poster Eco-Código resultou da imaginação e empenho de alunos e professores, imprimindo uma grande dinâmica à atividade. Depois de concluído, o trabalho foi apresentado, analisado e aprovado pelo Conselho Eco-Escolas, exposto em diversos locais do estabelecimento de ensino (portaria, hall de entrada e do 1.º andar, sala de professores, …).




domingo, 5 de junho de 2016

COMEMORAÇÃO DO DIA ECO-ESCOLAS - 3 Junho 2016

No dia 3 de Junho, realizou-se mais uma comemoração do dia Eco-Escolas, na escola Sede José Falcão. 


Ao longo da manhã os alunos, pais/encarregados de educação, professores, funcionários e restante comunidade educativa vivenciaram momentos informativos, sensoriais e lúdicos inesquecíveis, com diversas atividades:

- “É pró Amarelo”: Enchimento da Manga com plástico recolhido
- Workshop de sabão (Professora Benvinda) 
- Jogo: “Sabes separar o teu lixo?”
- Jogo do Ambiente: “Quem joga Verde?”
- Eco-Teatrinho com alunos do 7ºB
- Feira “Usado não está acabado”
- Barraquinha da horta biológica
- Mural – “O planeta e nós”
- “Zoo do Joaquim e outras coisas afins” para o 1º ciclo

 Foi um dia cheio de energia! Um agradecimento a todos por tornarem o nosso dia tão especial!






EXPOSIÇÕES ECO NO AEMC