sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CARNAVAL ECO-ESCOLAS

Como já vem sendo hábito, há alguns anos que festejamos o Carnaval na nossa Escola/Agrupamento. Este ano, no âmbito da disciplina de Educação Visual e do projeto Eco-Escolas, propusemos às turmas do nono ano o tema “Geometrizar o Carnaval”, tendo os alunos elaborado as suas próprias máscaras. 

 Quando falamos em Carnaval lembramo-nos logo dos grandes desfiles do Brasil, Madeira, os Bailes de Veneza… um conjunto de trajes e máscaras que, ao longo do tempo, também se foi espalhando pelos vários cantos do mundo. 

O que nem toda a gente sabe é que o Carnaval é um festival do Cristianismo ocidental e que ocorre antes da liturgia da Quaresma, por isso, esses festejos são sempre realizados entre fevereiro e março. Muito se podia dizer, mas vamos apenas ao que interessa, a nossa Escola! 

Dado o tema aos alunos, foram-lhes apresentadas algumas informações de como é conhecido e festejado o Carnaval em diferentes partes do mundo. Não esquecendo as nossas origens, as nossas tradições, também elas tão belas como por exemplo, os caretos de Podence, Lazarim, Matrafonas de Torres Novas, Dança dos Cus de Cabanas de Viriato.

O resultado final foi muito interessante. Houve uma grande diversidade de máscaras que resultaram das pesquisas realizadas e da informação que foi transmitida aos alunos em sala de aula. Na execução destes trabalhos, e tendo por base a filosofia do Eco-Escolas, não esquecemos o mais importante, a reciclagem. Esta foi uma das grandes preocupações dos alunos, que quiseram associar o Carnaval a um mundo mais ecológico e sustentável.



Sem comentários:

Enviar um comentário