No dia 16 de Fevereiro decorreu a segunda reunião do Conselho Eco-Escolas.
Destacamos desta reunião:
• Analisaram-se os resultados da auditoria ambiental (disponíveis no blog eco-escolas), tendo a escola obtido pontuações inferiores a 50% nas questões da biodiversidade e do ruído e pontuações muito próximas dos 50% nas temáticas dos resíduos, energia, transportes e política ambiental. Além disso, em nenhuma das outras temáticas, água e espaços exteriores, atingiu os 75%. Há por isso ainda muito a fazer!
• Fizeram-se algumas recomendações:
- alertar os alunos, através dos directores de turma, para o perigo de atirar garrafas de vidro para o chão, por exemplo, e multar ou punir de outra forma quem o faça (dada a frequência com que se encontram vidros partidos no chão)
- desligar a campainha nos períodos em que não há aulas (dado o incómodo do ruído excessivo) e tentar minimizar o som dos matraquilhos da sala dos alunos, isolando melhor a sala ou movendo a mesa para o telheiro
• Apresentaram-se, analisaram-se e debateram-se propostas para o plano de acção, incluindo actividades já desenvolvidas na escola, actividades em desenvolvimento e outras ainda a desenvolver
• Salientou-se o facto de estar a decorrer o concurso / campanha de recolha “Ponto Ecológico”, dinamizado pelo 8ºB e respectivo professor de Área de Projecto, Pedro Alves, estando este concurso aberto à comunidade local, com ecopontos de recolha na papelaria Papiro. Como tal, agradece-se a colaboração de todos, participando e/ou divulgando o concurso.
• Verificou-se a necessidade de haver mais cuidado na separação e deposição dos resíduos nos ecopontos da escola, colocando-se a hipótese de existir uma brigada de vigilância constituída por alunos.
Sem comentários:
Enviar um comentário