No dia 16/06/2011 decorreu na EB2,3 c/ Sec. José Falcão o dia Ecoescolas, em que se pretendeu divulgar algumas das actividades realizadas ao longo do ano relacionadas com o projecto Eco-Escolas e também dinamizar algumas actividades ao ar livre e/ou relativas ao ambiente.
Durante todo o dia esteve patente no átrio do bloco C uma exposição de trabalhos desenvolvidos por várias turmas durante este ano lectivo e relacionados com as temáticas do eco-escolas, desde trabalhos criativos com reutilização de materiais até jogos de tabuleiro sobre reciclagem. Foram também apresentados no plasma trabalhos realizados pelos alunos em suporte informático e fotografias de outras actividades de índole ambiental dinamizadas ao longo do ano.
Na parte da manhã, as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo de Lamas vieram até à Biblioteca da Escola ouvir um eco-conto escrito pela aluna do 6ºA, Joana Carvalho. Fizeram também uma visita guiada à Horta Biológica da escola, dinamizada pelo Curso de Educação e Formação de Gestão de Espaços Verdes. Para recordar esta visita e para assinalar o Ano do Morcego, as crianças foram envolvidas numa actividade criativa onde decoraram pequenos morcegos em papel que depois levaram para casa.
Muito sucesso teve a “Ecodivertilândia”, um conjunto de actividades desportivas ao ar livre proporcionadas pelos alunos do Curso Tecnológico de Desporto (10ºano) para todos os outros alunos da escola.
Também de manhã foi feito o anúncio dos resultados e entrega de prémios relativos à actividade Ponto Ecológico, um concurso de recolha de REEE, tinteiros e pilhas, aberto à comunidade local, dinamizado na Área de Projecto do 8ºB e patrocinado pela XXL Refill Lousã.
Houve ainda uma sessão formativa sobre morcegos, onde a plateia super-atenta do 6ºC aprendeu algo sobre as características e necessidade de conservação / protecção destes animais.
Entre as 12.00h e as 14.30h decorreu o ponto alto deste dia, com a II Feira de Trocas “Usado não é velho”, em que os alunos das várias turmas da escola tiveram oportunidade de trocar objectos, que tinham em casa e não usavam, por outros a que dariam mais proveito, concretizando assim os princípios ecológicos de Reduzir (diminuindo a produção / consumo de novos produtos e os resíduos) e Reutilizar.
À tarde, os alunos tiveram oportunidade de participar e assistir a corridas de carrinhos solares por eles elaborados e decorreu também o já tradicional Pedipaper Ecológico, em que participaram oito equipas do oitavo ano de escolaridade.
Finalizando o dia, alunos do sétimo ano foram envolvidos na decoração do compostor elaborado nas aulas do terceiro período deste ano lectivo, sendo agora possível efectuar a compostagem na escola, com diminuição do volume de lixo e produção de adubo natural.
A Coordenadora do Eco-Escolas
Ana Carecho
Grande Dia
ResponderEliminar