Este galardão é o reconhecimento de que, no ano letivo anterior, a escola desenvolveu atividades em benefício do ambiente (educação ambiental, sustentabilidade e cidadania).
O transporte esteve a cargo da Câmara Municipal de Miranda do Corvo, parceira fundamental da escola neste projeto.
Na parte da manhã, no Pavilhão Multiusos Salvador Machado, pudemos explorar uma “Eco-Mostra”, com exposições, jogos e oficinas relacionados com o ambiente. Pudemos:
- ver como se fazem velas a partir de óleos alimentares usados,
- fazer papel reciclado,
- ver muitos objetos elaborados a partir da reutilização de resíduos, até um cadeirão feito de garrafas de plástico…
- ver ao vivo o trabalho de artesãos que valorizam os materiais que a natureza oferece,
- trazer uma couve e uma beterraba para nossa horta em troca do simples gesto de reciclar uma garrafa de iogurte
- e ainda tocar em bigodes de leões marinhos, pelo de elefante e muitos outros tipos de revestimento animal disponibilizados pelo Jardim Zoológico de Lisboa!
À tarde, decorreu a cerimónia de entrega do galardão às escolas, que incluiu um espetáculo com várias apresentações de música e dança por parte dos alunos das Eco-Escolas. Um dos momentos altos do espetáculo foi a atuação dos Clã, cujo tema “Asas Delta” esteve no centro do concurso “Eco-Escolas em Movimento”, o que permitiu aos finalistas executarem a sua coreografia acompanhando ao vivo o referido grupo.
Destacamos também a apresentação dos hinos Eco-Escolas, um “júnior” e outro “jovem”, este último em rap, que merecem ser escutados. Vamos ouvir? É só clicar em: Hinos Vencedores Eco-Escolas . Agora é só cantar … por que não ouvi-las na festa de final de ano?
Agradecemos a colaboração de alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação e também de todas as entidades que apoiaram o nosso trabalho, e sem as quais não teria sido possível obter a bandeira verde!
Neste novo ano letivo reforçamos o convite a toda a comunidade para se envolver nesta onda verde, com a certeza de que são tão importantes os grandes como os pequenos gestos – até mesmo participar neste blog…
Sem comentários:
Enviar um comentário