Comemoração do dia Eco-Escolas na Escola de Miranda do Corvo
No dia 7 de junho celebrou-se na nossa escola o dia Eco-Escolas que tinha como principal objetivo fazer com que os alunos, de uma forma divertida e interativa, aprendessem mais acerca da temática do Ambiente e a importância das nossas ações para o planeta onde vivemos.
As atividades começaram com uma aula de Tai Chi dada pela mestre Tchum Nhu Liem participada por alunos e professores. A aula foi seguida pela Master Class Fitness, dinamizada pelos alunos do Curso Profissional de Desporto. Estas atividades realçaram a importância da prática de exercício físico para uma saúde física e mental, não esquecendo que o desporto é importante na luta contra o sedentarismo que por sua vez, não é uma atitude sustentável.
A partir das 10 horas, começaram as atividades promovidas pelo 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias. Uma das atividades foi o Eco-Peddy-Papper que se destinava a turmas do 8º e 9º anos e que consistia em várias questões sobre a problemática ambiental, nomeadamente reciclagem e energias renováveis e não renováveis, questões essas cujas respostas estavam espalhadas pelas instalações da escola. Segundo as organizadoras, esta atividade foi uma forma de os alunos se divertirem e, ao mesmo tempo, colocarem à prova os seus conhecimentos ecológicos.
Outra atividade realizada durante a manhã foi a Gincana, um conjunto de jogos tradicionais em que foram utilizados produtos reciclados e por isso a consciencialização ambiental de todos os participantes foi promovida, assim como o conhecimento dos jogos dos seus antepassados.
Houve ainda outro jogo, o Jogo da História da Terra que contribuiu para o conhecimento da origem do nosso planeta e da sua evolução, dando assim aos participantes cada vez mais razões para protegerem o “planeta azul”.
No decorrer destas atividades, no auditório da escola estava a ser transmitido o filme Wall.E para os alunos do infantário e escola primária de Lamas. Este filme passa uma mensagem simples e direta: não se pode poluir a Terra porque caso contrário a Terra tornar-se-á uma grande lixeira. Na sala dos alunos decorreu um teatro de fantoches, uma recriação ecológica da tradicional história dos três porquinhos, cujo objetivo era ensinar/relembrar como se recicla.
Esteve disponível, durante toda a manhã, um mural onde os alunos podiam escrever o que considerassem pertinente sobre o programa Eco-Escolas, onde a opinião de cada um contava, e ainda foram exibidos spots publicitários sobre a questão ambiental.
A Casa da Música foi outra iniciativa que decorreu durante a manhã. Neste espaço vendiam-se produtos biológicos, alguns doces e bolos, não deixando de existir sempre música ambiente. Além disso, a quermesse dos finalistas 2013/2014 foi realizada neste espaço e, este tipo de dinâmica não é mais do que a reutilização de produtos.
No final da manhã, realizou-se a IV Feira “Usado não é Lixo” onde todos os alunos puderam participar quer a vender os seus produtos, desde livros usados a bijutaria, quer a comprar, criando-se, assim, um ambiente de proximidade entre toda a comunidade escolar em torno de um mote, o facto de a reutilização ser de extrema importância. Esta manhã ainda teve a presença de uma pequena feira de minerais.
Este dia não foi excepção no que toca às “Brigadas de Limpeza” pois elas continuaram o seu trabalho para manter a escola limpa. Os alunos têm consciência de que o lixo é um problema da escola que tem de ser combatido pelos principais responsáveis por ele: os alunos.
Durante a tarde as professoras e funcionárias tiveram o prazer de receber o Sr. Augusto Simões, um guarda-florestal aposentado e um apaixonado por ervas aromáticas e medicinais. Nesta formação deu-se a conhecer as propriedades e utilidades de variadas ervas aromáticas e medicinais tais como pimpinela, erva príncipe, erva S. Roberto, funcho, hipericão e hipericão do Gerês, malva, oliveira, orégão, salva, entre outras.
Seguidamente, funcionárias e professoras aprenderam com a instrutora de Ioga, Emília, como controlar a respiração, o stress e a ansiedade que o dia a dia proporciona. Esta dinâmica permitiu à comunidade escolar presente tirar melhor partido sobre o corpo e a mente, permitindo estar com um sorriso quer exterior quer interior.
O tempo não foi o mais favorável para a realização das atividades do dia Eco-Escolas, mas a dedicação e empenho das pessoas envolvidas superou todas as dificuldades encontradas. A Escola agradece a participação e envolvimento de todos, o que tornou este dia ainda melhor e com o significado pretendido. significado pretendido.
Sem comentários:
Enviar um comentário